quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sei lá !


Toda semana de moda tem um repórter ultracriativo (not) que vai lá fazer a tal enquete do "O que é moda pra você?". Todos respondem que moda é ser você mesmo e vestir o que quer, sem ser vítima de tendência ou copiar dos outros. Ok, BUT estas pessoas também adoram escorrer um veneninho numa pessoa que passa e que a roupa não lhe agrada, certo?
Pode ser chic, street, cafona, vintage, básico, coxinha, sem noção, divertido, incrivelmente ridículo, piriguete ou simplesmente OVER; Aí me pergunto: Estas pessoas estão sendo elas mesmas? Aí que está: not really.
Moda não é apenas ser você mesmo; Moda é, digamos, um conjunto de elementos - vestuário ou não - que se encontram coincidentemente em muitos locais ou pessoas numa mesma época...ela é proveniente primeiro daquela que chamamos de "tendência". E sorry, ninguém dita tendência. Ninguém impõe nada. Tem sandálias Louis Vuitton que eu acho horrendas, mas sim, ainda terei minha bolsa Marc Jacobs (hehe), simplesmente porque de uma eu não gosto e da outra sim, e as duas são TOP objetos de desejo do mercado.
Chloe Sevigny não fez ninguém assinar um tratado pra ser chamada de ícone, ela só usa roupas e faz combinações que muitas meninas passaram a fazer igual porque gostaram...a Mary-Kate Olsen não anunciou em rede nacional que quem não usasse maxi-bolsas e tamancos que nem os dela seria excluída da sociedade à partir daquele dia. (Aliás amo as bolsas, odeio os tamancos.)



A verdade é que ninguém manda em ninguém! Simplesmente, uma pessoa aparece usando algo de um jeito que você nunca imaginou que ficaria tão bom; aí você passa a querer usar isso porque, sei lá, você achou legal, ué. E não, talvez não tenha a ver com seu estilo, mas whatever, você achou legal e resolveu usar também. Então, outras pessoas vêem você usando essa tal coisa, desse jeito novo, e falam: "Pô, que legal", aí vão e adotam o visual. É uma nova tendência nascendo!
Quero só que os teimosos, que atacam tudo sem saber, entendam que as pessoas simplesmente têm idéias, aí você se vê achando legal uma idéia e querendo ser de um novo jeito que nunca imaginou que seria. Tipo, se você, que sempre usou acessórios prateados, de repente vê várias pessoas usando algo dourado e acha bonito nelas, aí decide provar pra ver como fica em você e se surpreende...isso não te torna uma vítima da moda. Você só mudou uma opinião e acrescentou algo novo ao modo que quer se vestir naquele dia ou mês, ou ano, ou pra sempre!!
Se todas as atrizes de hollywood agora usam óculos de armação nerd, e você que antes achava um horror agora usa também, elas só ativaram uma idéia em você e lhe permitiram ousar um novo acessório antes só para CDFs, agora em todas as It-girls e que sabe-se lá por quê, você achou legal e quis usar, oras! Precisa explicar?
A moda, é um conjunto de idéias que chamam a atenção das pessoas e as faz adaptá-las ao seu próprio gosto naquele momento. E se elas querem copiar, QUE COPIEM! Novas idéias surgem todos os dias, em todos os segmentos, e elas não podem vir todas de dentro de cada um, para cada um usar a sua. Então NÃO, moda não é ser você; "Moda" é ser você e mais quem você quiser. São idéias flutuando, à espera de que você agarre ao menos uma e adapte ao seu novo "eu", que muda O TEMPO TODO graças à Deus. =)


Um comentário: